Sessão / Foto: Ary Silva

Representantes e líderes da Cultura Afro-Brasileira em Santa Rita estiveram presentes na Câmara Municipal para Sessão Especial que ocorreu na manhã desta quinta-feira (30). A sessão foi alusiva ao dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro. Convocada pelo propositor, vereador Sebastião Freire, a sessão teve o objetivo de relembrar o surgimento de um povo e debater cotas raciais e seus critérios no município.

Vereador Sebastião Freire / Foto: Ary Silva

O vereador Sebastião falou sobre a data e os frutos que serão gerados através da sessão.

“Foi fantástico, sessão bastante proveitosa. Por trás do “20 de novembro” existe uma história de mais de 500 anos, que lembra a luta de um povo e de um líder chamado Zumbi. O fruto dessa sessão é a criação de um espaço para discutir essa discriminação racial, aqui em Santa Rita”, destacou.

Profa Solange Rocha / Foto: Ary Silva

A professora e líder cultural, Solange Rocha, destacou pontos históricos sobre a população Afro-Paraibana e sua resistência, abordando a importância de nomes importantes que acenderam a cultura na Paraíba, como Abdias Nascimento, João Palula, Dilson e Erico Santana que dedicaram suas vidas a combater o racismo existente na comunidade.

 

Morto em combate, defendendo seu povo o ícone desta data, Zumbi dos Palmares, foi lembrado na sessão pela luta à resistência do sistema escravista e manutenção da cultura africana no Brasil.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Ary Silva
Com sua formação em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau, Ary Silva tem uma identificação com Jornalismo Esportivo, atuando pela Rádio Sanhauá AM, Cruz das Armas FM, escreve para o portal de turismo 'O Conciege Online'. Dinâmico e criativo, ele busca levar informação e prestação de serviços à comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.