Sessão / Foto: Ary Silva

Representantes e líderes da Cultura Afro-Brasileira em Santa Rita estiveram presentes na Câmara Municipal para Sessão Especial que ocorreu na manhã desta quinta-feira (30). A sessão foi alusiva ao dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro. Convocada pelo propositor, vereador Sebastião Freire, a sessão teve o objetivo de relembrar o surgimento de um povo e debater cotas raciais e seus critérios no município.

Vereador Sebastião Freire / Foto: Ary Silva

O vereador Sebastião falou sobre a data e os frutos que serão gerados através da sessão.

“Foi fantástico, sessão bastante proveitosa. Por trás do “20 de novembro” existe uma história de mais de 500 anos, que lembra a luta de um povo e de um líder chamado Zumbi. O fruto dessa sessão é a criação de um espaço para discutir essa discriminação racial, aqui em Santa Rita”, destacou.

Profa Solange Rocha / Foto: Ary Silva

A professora e líder cultural, Solange Rocha, destacou pontos históricos sobre a população Afro-Paraibana e sua resistência, abordando a importância de nomes importantes que acenderam a cultura na Paraíba, como Abdias Nascimento, João Palula, Dilson e Erico Santana que dedicaram suas vidas a combater o racismo existente na comunidade.

 

Morto em combate, defendendo seu povo o ícone desta data, Zumbi dos Palmares, foi lembrado na sessão pela luta à resistência do sistema escravista e manutenção da cultura africana no Brasil.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

COMPARTILHAR
Ary Silva
Natural de Recife-PE, Ary Silva começou a atuar em João Pessoa no ano de 2014 com Jornalismo Esportivo, passando por Rádios como a Sanhauá AM, Cruz das Armas FM, escreve para o portal de turismo O ConciergeOnline e trabalha com assessoria de imprensa. Dinâmico e criativo, Ary Silva busca transparecer a essência da profissão, levando informação e prestação de serviços à comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome