Wearable technology: Qual “computador” irei vestir hoje.

Você já se perguntou algum dia, eu vou vestir tecnologia? Já se imaginou vestindo um computador? Saiba que esta novidade já está fazendo sucesso!

84

A tecnologia nos surpreende a cada dia, novos conceitos e produtos inovadores vêm surgindo e dentro de pouco tempo, vestir um “computador” será tão normal quanto acessar a internet. No Brasil já existem produtos “wearable” que traduzindo para o bom português, tem significado de produtos “vestíveis”, uma concepção de produtos que une moda, eletrônica e ciência, onde produtos aparentemente comuns ganham funções Hi-tech.

No Brasil a grande novidade são os “smartwatch” ou Relógios inteligentes, aparentemente um relógio, mas por dentro uma verdadeira central multimídia, com câmera, pedômetro, medidor de batimentos cardíaco, comando de voz e possibilidade de sincronização com as principais redes sociais. Falando em redes sociais não deixe de ler meu último artigo “Até que ponto as redes sociais interferem em nossa vida”.

No mercado brasileiro encontramos mais de meia dúzia de aparelhos smartwatch, em modelos diferenciados, marcas e preços; a Samsung, por exemplo, traz vários modelos entre os mais populares, o Gear Fit , que por ser mais simples também possui uma boa faixa de preço, o moto 360 da Motorola traz um modelo inovador, smartwatch redondo, único da categoria. Não irei fazer comparativos sobre eles, pois, esse não é nosso objetivo neste artigo, você pode fazer, caso queira, na internet tem vários reviews e comparativos.

A Nike marca de tênis esportivo lançou o primeiro tênis “wearable”, chamado de Nike Hyperdunk que dispõe de uma série de sensores que medem velocidade, impacto entre outros, todos os dados podem ser visualizados diretamente no seu smartphone via Bluetooth, o produto ainda não está à venda no Brasil.

Ainda em desenvolvimento, óculos de realidade aumentada do Google o “Google Glass” será o lançamento da década, a tecnologia de vestir mais esperada e que traz grandes expectativas. Em uma pequena tela acima do campo de visão esse “wearable” promete a possibilidade de utilizador mapas, previsão do tempo, efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos e compartilhar imediatamente através da Internet.

O projeto Google Glass vem sendo desenvolvido desde 2006 porém deixou de ser secreto em 2012 e Desde o dia 13 de maio 2014, o Google Glass é vendido para o público em geral, mas somente para quem mora nos Estados Unidos.

Existem vários outros produtos no mercado, outros também em desenvolvimento, desde roupas com tecidos tecnológicos a lentes de contato. Seria “impossível” abordar todos, diante das constantes criações, mas, espero aguçar sua curiosidade e que você, amigo leitor, possa pesquisar mais sobre o tema.

Agradeço a leitura, até a próxima!

Avatar
Formado em Gestão de Tecnologia, Faculdade Internacional da Paraíba. Especialista em Gestão de Projetos e Portfólio, Universidade Internacional de Salvador. Fundador do Santa Rita em Foco. Empreendedor em Negócios Digitais e Inovações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome