Em 2015 eu era apenas um estudante universitário na escola de negócio e tecnologia da Faculdade Internacional da Paraíba, também estagiário na Softcom Tecnologia, na qual passei pouquíssimo tempo, pois precisei interromper o estágio devido a gravidez de minha esposa, na época da gestação precisava de um emprego e havia acabado de receber uma proposta de trabalho, e assim fui, deixando para traz um excelente estágio na maior fábrica de software para varejo da Paraíba, fui o primeiro da minha turma a conseguir o estágio na empresa, após minha passagem, vários colegas de sala também tiveram a mesma oportunidade, hoje muitos já estão efetivos, foi o melhor processo de recrutamento que já passei.

O Insight

Ainda em 2015 com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo em minha vida: faculdade, estágio, trabalho, gestação, minha mente empreendedora não parava de pensar qual negócio investir, procurava algo que poderia aplicar meus conhecimentos adquiridos na faculdade, ano do boom das startaps, eu precisava urgente desenvolver um MVP, o primeiro insight foi criar um classificados estilo “OLX”, sim nada muito inovador, mas precisava começar e essa foi a forma mais viável de iniciar, entre plano de negócio, plano de ação, canvas, validação, o sistema foi finalizado e estava pronto, próximo passo seria encontrar três sócios para ajudar a toca a startap que chamei de “Grande João Pessoa” tipo de classificado criado inicialmente para atender o público da grande João Pessoa, o mesmo modelo, seria implementado em outras cidades a medida do sucesso, pensar na dinâmica de como aconteceria tudo isso não foi o mais exaustivo, o mais difícil estava por vir, os sócios.

O Sócio

Resolvi calcular os custos para montar o protótipo e dividir os custos para os sócios interessados, na busca destes sócios a premissa era bem simples residir na cidade de Santa Rita para facilitar as reuniões e que fossem universitários de cursos ou áreas diferentes da minha (TI), para termos competências que se completassem, então lancei a proposta para um de Marketing, Jornalismo, Administração, apenas o marketing tinha forte interesse, inclusive de ficar com 50% das ações, como os demais não demonstraram a mesma paixão, então dividi apenas com o marketing. Que juntos ainda na fase de validação da ideia modificamos de classificado para Guia Comercial com proposta de ser o maior e melhor guia comercial para encontrar as melhores empresas da Paraíba, trocamos o nome para Grandejp, e em pouco tempo para Guia GJP!, logo lançamos o aplicativo para plataforma Android, montamos nossa força de vendas e caímos em campo, aprendemos muito rápido com erros e com acertos, foram dois anos de operações, inúmeros contratos, 14 cidades na Paraíba.

A Inovação

Na metade de 2016 o guia sofreu sua maior inovação ao acrescentar pontos turísticos do estado da Paraíba com a possibilidade de visitar através de realidade virtual integrando a óculos RV, proporcionando o usuário uma experiência imersiva em 360° do lugar a qual ele gostaria de estar, facilitando a tomada de decisão de um cliente ou turista na hora de planejar sua compra ou viagem. Durante todo esse tempo, conseguimos pagar as contas, porém os lucros ainda estavam longe de aparecer e precisávamos de recursos para viabilizar e implementar boa parte do projeto de virtualização em imagens 360°, incluir imagens aéreas através de drones, então começamos nossa saga por investidores e aceleradoras, buscamos editais, submetemos em vários, sem sucesso.

As Lições

Ao longo destes pouco mais de 2 anos surgiram novas necessidades, e aos poucos a startap ficou para traz, quando no final de 2017 encerramos nossas operações, porém nosso trabalho ainda pode ser visto através do site que ainda continua disponível.

Ficam aqui algumas lições

  • E possível inovar mesmo em um mercado de grandes Players.
  • Ter um ou mais sócios é fundamental, muitas vezes você só terá eles com quem poderá compartilhar e buscar soluções.
  • 83% do Know aprende na vivencia da startap, o resto na faculdade.
  • Inovar não significa criar soluções inexistentes, mas uma nova forma de percepção e geração de valor para seus clientes.
  • Fracassar não tem relação com dinheiro, o Google tinha muito e fracassou com o Orkut.
  • Uma gestação muda o rumo da sua vida.
Avatar
Formado em Gestão de Tecnologia, Faculdade Internacional da Paraíba. Especialista em Gestão de Projetos e Portfólio, Universidade Internacional de Salvador. Fundador do Santa Rita em Foco. Empreendedor em Negócios Digitais e Inovações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.