23 C
Santa Rita
segunda-feira, 30 novembro , 2020

Instituto de Santa Rita trabalha ajudando famílias que possuem crianças autistas

-

- Publicidade -

A máxima concentração em um mundo totalmente particular, ou até mesmo sinais mais graves do autismo, como a agressão, são comportamentos difíceis de ser conduzidos por muitas famílias, no Brasil e no mundo.

Aqui em Santa Rita não é diferente. Existem várias famílias que possuem um autista. Mas, para tratar esse tema pouco conhecido pela nossa sociedade, o Instituto Amparo criado por um grupo de mães santarritenses tem a missão de conduzir famílias ao modo mais simples e amoroso em lhe dar com os tipos de transtornos do espectro autista.

O Instituto que ainda está em formação, tem o objetivo de trabalhar com intervenção para o autismo e lutar por atendimento digno na cidade, já que é preciso se deslocar para outros municípios em busca de tratamento para os filhos.

A presidente do Instituto Amparo, Ana Paula de Souza destacou que, quanto mais cedo for identificado o espectro autista, melhor. E recordou sobre quando descobriu do filho.

“Foi quando ele tinha dois anos de idade, quando os sintomas se manifestaram. Procurei um pediatra e reclamei que a fala dele estava ausente. Porém, o pediatra falou que ele não tinha nada, foi o que atrasou o diagnóstico”, explicou.

Ela ainda comentou que o filho sofreu algumas regressões nas habilidades.

“Ele parou de bater palmas, não apontava para algo, não olhava quando era chamado pelo nome e não se comunicava. Então, próximo dele fazer três anos, procuramos uma pediatra e foi daí que ela falou sobre os traços de autismo que existia no Anthony. A partir disso, começamos a correr contra o tempo para torná-lo o mais independe possível”, disse.

O Instituto Amparo foi fundado em dezembro de 2018, após uma audiência pública na Câmara Municipal de Santa Rita, e atualmente conta com cerca de 40 famílias engajadas no projeto, todas mães de autistas. Porém, não existe nenhum tipo de apoio público. Toda ajuda vem das próprias famílias.

Entenda o Autismo:

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), geralmente percebido antes mesmo dos 3 anos de idade, prevalecendo em crianças do sexo masculino

Caracteriza-se, entre outras coisas, por:

  • dificuldades importantes na comunicação e na interação social;
  • alterações de comportamento;
  • repetição de movimentos (esteriotipias);
  • apego exagerado a objetos;
  • desinteresse em se relacionar com outras pessoas;
  • ausência ou pouco contato visual;
  • algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos;
  • preferência em ficar isolado;

Os sinais são apenas indicativos, já que o diagnóstico mesmo deve ser feito por profissionais especializados, uma vez que não existe um exame específico para identificá-lo.

- Publicidade -
Redação
Redação
Compartilhe informações pelo nosso Whatsapp (83) 98611.8630

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Laia Também

MPPB recomenda nomeação de aprovados em concurso da Câmara de Vereadores de Santa Rita

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao presidente...

Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio é intensificada na pandemia

O dia 10 de setembro, Dia Mundial para Prevenção...

PSOL CONVIDA SIMPATIZANTES E FILIADOS PARA SUA CONVENÇÃO ONLINE NESTE DOMINGO.

O PSOL, Partido Socialismo e Liberdade em Santa Rita,...