Este ano, a escolha do novo conselheiro tutelar de Santa Rita será, pela primeira vez, através de urna eletrônica. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), após reunião da presidência com representantes do Ministério Público e dos conselhos Tutelares do Município de João Pessoa e do Estado da Paraíba.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Santa Rita, Luciana Souza, falou sobre a importância das urnas no pleito de 2019.

“Será perfeito. Primeiro, a questão da agilidade na apuração do resultado e também a segurança do pleito. As cédulas de papel trazem um pouco de insegurança no resultado, e com as urnas não teremos tanta preocupação”, ressaltou.

 

Ao todo serão 408 urnas eletrônicas para a realização das eleições de conselhos tutelares de 10 cidades na Paraíba. Além de João Pessoa, os aparelhos serão destinados para Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa e Pombal. Juntas, as cidades representam 43,8% do eleitorado paraibano.

“Os Conselhos Tutelares já fazem parte, inegávelmente, de um processo democrático, um exercício pleno da cidadania, notadamente no tocante dos direitos do menor, da criança e do adolescente. A Justiça Eleitoral vai participar com muita alegria e satisfação, operacionalizando todo o seu pessoal e o corpo técnico como também disponibilizando as urnas nas principais cidades da Paraíba,” disse o presidente do TRE, Desembargador Ricardo Porto.

 

A eleição para escolha dos conselheiros tutelares para o período 2019-2022 vai acontecer em todo o país no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês. Além de disponibilizar as urnas eletrônicos, a Justiça Eleitoral também vai oferecer apoio logístico.

Qualquer eleitor de Santa Rita pode participar do pleito. Mas é bom que fique bem claro, o voto não é obrigatório.

Ary Correia
Formado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau, Ary Correia tem passagens pela Rádio Cruz das Armas FM, Rádio Sanhauá AM e Band News Fm. Apesar de ter uma boa experiência no rádio, ele já fez trabalhos para o portal de turismo O Conciege Online. Dinâmico e criativo, ele busca levar informação, opinião e prestação de serviços à toda população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.