A manhã de sábado (20) começou com chuvas fortes em Santa Rita e toda a região metropolitana de João Pessoa. As chuvas alagaram diversos pontos de Santa Rita e provocaram muitos transtornos para a população. Dentre os pontos registrados estão a Rua Siquera Campos e o Parque do Povo, ambos no Centro de Santa Rita, local do Festival Regional de Quadrilhas, que acontece em junho.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as chuvas sigam até este domingo (21), em pelo menos 98 cidades da Paraíba.
De acordo com o Inmet, a quantidade esperada de chuva é de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
“Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o Instituto.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);
- Na Capital, a Defesa Civil Municipal atende 24 horas pelo telefone gratuito 0800 285 9020
Ocorrências
Apesar da intensidade das chuvas e de vários pontos de alagamento na Grande João Pessoa, a Defesa Civil da Capital e o Corpo de Bombeiros informaram que, até as 11h30 deste sábado (20), não foram registradas ocorrências.
Cidades afetadas
Segundo o Inmet, as chuvas podem alcançar as seguintes cidades da Paraíba:
- Alagoa Grande
- Alagoa Nova
- Alagoinha
- Algodão De Jandaíra
- Alhandra
- Arara
- Araruna
- Araçagi
- Areia
- Areial
- Bananeiras
- Baraúna
- Barra De Santa Rosa
- Bayeux
- Baía Da Traição
- Belém
- Belém Do Brejo Do Cruz
- Borborema
- Brejo Do Cruz
- Caaporã
- Cabedelo
- Cacimba De Dentro
- Caiçara
- Caldas Brandão
- Campina Grande
- Capim
- Casserengue
- Catolé Do Rocha
- Conde
- Cruz Do Espírito Santo
- Cubati
- Cuitegi
- Cuité
- Cuité De Mamanguape
- Curral De Cima
- Damião
- Dona Inês
- Duas Estradas
- Esperança
- Frei Martinho
- Guarabira
- Gurinhém
- Ingá
- Itabaiana
- Itapororoca
- Itatuba
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juarez Távora
- Juripiranga
- Lagoa De Dentro
- Lagoa Seca
- Logradouro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Massaranduba
- Mataraca
- Matinhas
- Mogeiro
- Montadas
- Mulungu
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Olivedos
- Pedra Lavrada
- Pedras De Fogo
- Pedro Régis
- Picuí
- Pilar
- Pilões
- Pilõezinhos
- Pirpirituba
- Pitimbu
- Pocinhos
- Puxinanã
- Remígio
- Riachão
- Riachão Do Bacamarte
- Riachão Do Poço
- Rio Tinto
- Salgado De São Félix
- Santa Rita
- Sapé
- Serra Da Raiz
- Serra Redonda
- Serraria
- Sertãozinho
- Sobrado
- Solânea
- Sossêgo
- São José Do Brejo Do Cruz
- São José Dos Ramos
- São Miguel De Taipu
- São Sebastião De Lagoa De Roça
- São Vicente Do Seridó
- Tacima