Home Trânsito com MC Vavá A responsabilidade no trânsito do administrador público

A responsabilidade no trânsito do administrador público

A lei nº 9.503/97 também conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala no artigo 24, sobre a obrigatoriedade da gestão municipal no trânsito, descrevendo as competências do órgão executivo de trânsito Municipal.

Nelas estão incluídos o planejamento, a operação e a fiscalização do trânsito dentre outras competências.
Visualizar esta demanda do interesse coletivo é uma das tarefas do administrador público, no caso o prefeito. É dele a responsabilidade e o dever de atender as necessidades da coletividade.

O processo de municipalização do trânsito requer alguns requisitos e uma infraestrutura mínima por parte do município, mas que atenda as necessidades de fiscalização, engenharia e educação no trânsito.

Essa estrutura mínima é de fato um gasto irrisório quando comparado com os serviços e melhorias de mobilidade urbana prestadas pelo órgão de trânsito, contudo temos que cobrar de nossos gestores e incentivá-los neste processo.

Vejamos o que diz o CTB – Lei nº 9.503/97

Art. 1º – O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
§ 2º – O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

§ 3º – Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.b

Art. 88 – Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

Parágrafo único – Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

Art. 90 – Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

§ 1º – O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

Mc Vavá77
Mc Vavá77http://mcamigodotransito.blogspot.com/
Mcvavá o amigo do trânsito, cidadão santarritensse servidor público a mais de 16 anos, filho de professor, Mc Vavá amigo do trânsito também é presidente da AGTAVS associação que defende a categoria de servidores, assim como defensor da mobilidade urbana e acessibilidade humana, sempre em defesa dos direitos da sustentabilidade em favor dos cidadãos e das normas legislativas, é profissional capacitado nas áreas de Gestão de Trânsito, Logística de Transportes e Legislação de Trânsito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

O que é resiliência?

Para você que é resiliência? Pensou? A resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está integrada à habilidade que cada pessoa tem...

Duas mulheres são presas em Santa Rita suspeitas de tráfico de drogas

Duas mulheres foram detidas no fim da tarde desta terça-feira (16), no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. De acordo...

Escola oferece cursos na área técnica em Santa Rita

Os cursos técnicos são uma forma de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando...

Site recebe a partir desta terça cadastro para lista de ‘não perturbe’ das teles

Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar a partir desta terça-feira (16) na chamada lista...

Polícia Militar detém suspeitos de assaltar casal de comerciantes e recupera objetos das vítimas em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu um homem e apreendeu um adolescente que estavam praticando assaltos, na tarde desta segunda-feira (15), perto do aeroporto, entre as...