24 C
Santa Rita
terça-feira, 27 outubro , 2020

Hospital Metropolitano desenvolve projeto com as mães da internação pediátrica

-

- Publicidade -

Com o objetivo de prestar assistência humanizada às mães que acompanham os filhos no período de internação, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, desenvolve o projeto Cuidando do cuidador. A ideia é disponibilizar atividades que valorizem suas experiências e atendam às necessidades em diferentes aspectos no complexo hospitalar. Os encontros ocorrem, uma vez por semana, na brinquedoteca da unidade de saúde.

De acordo com Edilícia Carneiro, gerente multidisciplinar do complexo hospitalar, o projeto visa dar alento e suporte às mães. “Ao acompanhar o filho internado, a mãe vivência uma nova cotidianidade, marcada pelo distanciamento da família e uma centralidade nos acontecimentos que envolvem o filho no ambiente hospitalar. Sabemos que o período de internação é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa, por isso, buscamos desenvolver com esse projeto, um olhar voltado para elas, acolhendo-as e permitindo que através da conscientização, por meio de atividades educativas e conversas, elas tenham mais conforto e confiança, ferramentas fundamentais para o dia a dia” ressaltou.

Rosângela Vieira, que tem um filho de 12 anos internado no setor de cardiologia, afirmou que o projeto tem grande relevância. “Vejo que algumas mães chegam bem tímidas, mas depois com as atividades vão abrindo o coração e expondo seus sentimentos. Algumas choram, assim como eu, pois os dias não são fáceis, mas é muito válido esse tempo que passamos juntas, saímos fortalecidas. Sou grata por esse projeto, uma atitude linda que mostra o quanto o pessoal do hospital se importa conosco” declarou a dona de casa.

Já Viviane Alves, assistente social da instituição de saúde, pontuou que as atividades desenvolvidas visam, entre outras coisas, estimular a autoestima das acompanhantes. “Nas reuniões descobrimos que algumas delas desenvolvem a culpa. Diante disso, buscamos trabalhar para desconstruir esse pensamento, e outros semelhantes. Elas são verdadeiras guerreiras. Buscamos dar a elas a oportunidade de falar e trabalhar o resgate da autoestima, fortalecendo a imagem de que são fortes, sem esquecer da sua humanidade” concluiu.

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via secretarias municipais, em sintonia com a Secretaria de Saúde do Estado.

- Publicidade -
Redação
Redação
Compartilhe informações pelo nosso Whatsapp (83) 98611.8630

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Laia Também

MPPB recomenda nomeação de aprovados em concurso da Câmara de Vereadores de Santa Rita

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao presidente...

Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio é intensificada na pandemia

O dia 10 de setembro, Dia Mundial para Prevenção...

PSOL CONVIDA SIMPATIZANTES E FILIADOS PARA SUA CONVENÇÃO ONLINE NESTE DOMINGO.

O PSOL, Partido Socialismo e Liberdade em Santa Rita,...