Home Ministério Público Ação cobra reparação de dano ambiental provocado por extração ilegal de argila,...

Ação cobra reparação de dano ambiental provocado por extração ilegal de argila, em cidade vizinha à Santa Rita

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Bayeux ajuizou, nesta quinta-feira (16), uma ação civil pública para cobrar a reparação de dano ambiental provocado pela extração ilegal de argila, em terreno da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), localizado na comunidade Rio do Meio, no município. A atividade provocou a declividade de uma barreira, gerando risco de desabamento das casas existentes no local. A ação requer que a Cehap e a pessoa que fez a extração ilegal sejam condenadas pela prática de crime ambiental e obrigadas a adotar medidas para reparar o dano causado.

Conforme explicou a promotora de Justiça Fabiana Lobo, em abril de 2016, a União Bayeunse das Entidades Sociais protocolou representação junto à promotoria, noticiando a ocorrência de dano ambiental grave na Rua Getúlio Vargas, em frente ao antigo Instituto Eunice Weaver, provocado pela retirada de aproximadamente 500 caçambas de barro/aterro.

Por conta disso, a promotoria instaurou notícia de fato que, posteriormente, foi convertida em inquérito civil público para investigar a denúncia. Foi constatado que a extração de argila no terreno da Cehap estava sendo feita por José Ailton Salviano, sem autorização dos órgãos competentes e que, com a extração indevida do material argiloso, foi retirada parte de uma barreira existente no local, o que aumentou o declive e a exposição do solo, colocando em risco as casas situadas no terreno acima da barreira.

A promotoria oficiou a Secretaria do Meio Ambiente de Bayeux e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), cobrando a adoção das medidas cabíveis em relação ao problema. A primeira disse que o agressor foi autuado em R$ 4,8 mil e notificado para apresentar um plano de recuperação da área degradada. A Sudema, por sua vez, limitou-se a dizer que não havia nenhum auto de infração lavrado contra José Ailton.

Foto: Secretaria do Meio Ambiente de Bayeux

A Secretaria Municipal comunicou ainda que não tinha suporte técnico para acompanhar a realização do plano de recuperação e requereu a atuação da Sudema, colegitimada para fiscalizar danos ambientais. Também apresentou cópias do processo administrativo do auto de infração em que consta prova de que o terreno onde houve o dano é de propriedade da Cehap.

Em audiência realizada pela promotoria, foi afirmada a hipossuficiência financeira de José Ailton. O Município de Bayeux se propôs a arcar com os custos da obra de reparação da barreira, desde que houvesse a doação do terreno pela Cehap ao ente municipal.

A Cehap se propôs a estudar a possibilidade de doação. Mas, até o momento, não apresentou nenhuma resposta a respeito. “Por não terem prosperado as tentativas de resolução extrajudicial do problema ambiental, tornou-se necessária a interposição da ação civil pública, objetivando a reparação do dano ambiental causado pelo promovido José Ailton Salviano”, justificou a promotora.

Além da condenação dos réus pela prática de crime ambiental, a ação requer que eles sejam obrigados a construir talumes, a fazer o replantio da vegetação local e/ou outras medidas que se fizerem necessárias para a completa reparação do dano provocado no terreno e ao meio ambiente.

Redação
Redação
Compartilhe informações pelo nosso WhatsApp: 83 99619.3881 | 98611.8630

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

O que é resiliência?

Para você que é resiliência? Pensou? A resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está integrada à habilidade que cada pessoa tem...

Duas mulheres são presas em Santa Rita suspeitas de tráfico de drogas

Duas mulheres foram detidas no fim da tarde desta terça-feira (16), no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. De acordo...

Escola oferece cursos na área técnica em Santa Rita

Os cursos técnicos são uma forma de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando...

Site recebe a partir desta terça cadastro para lista de ‘não perturbe’ das teles

Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar a partir desta terça-feira (16) na chamada lista...

Polícia Militar detém suspeitos de assaltar casal de comerciantes e recupera objetos das vítimas em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu um homem e apreendeu um adolescente que estavam praticando assaltos, na tarde desta segunda-feira (15), perto do aeroporto, entre as...