Em parceria com a agência Samk – Comunicação e Marketing Digital, o Portal Santa Rita em Foco realizou duas enquetes em redes sociais de duas cidades.

A primeira enquete, realizada entre os dias 3 e 4 de junho mostraram números de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Os números apontaram um número alto em favor do atual presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, Saulo Gustavo (Podemos), com 95%. O segundo mais votado seria o atual prefeito, Emerson Panta (PSDB), com 2,8%. 1.762 santarritenses opinaram.

Já nas redes de Baraúna, no interior da Paraíba, cidade da segunda enquete realizada entre 4 e 5 de junho, Josenildo da Farmácia apareceu na frente dos demais oponentes, com 52,4%. Em seguida veio Austriane Gerônimo, com 19,8% das opiniões. 500 pessoas participaram.

As enquetes realizadas, observaram as regras da Justiça Eleitoral, que não permite esse tipo de levantamento no ano de eleição.

Com a mudança determinada pela Lei n° 12.891/2013, foi acrescentado o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições) com a seguinte redação: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.

Pela Resolução TSE nº 23.549/2017, quando feito sem registro e no ano de eleição, esse tipo de levantamento deve ser punido com o pagamento de multa prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), independentemente da menção ao fato de não se tratar de pesquisa eleitoral.

Ary Correia
Formado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau, Ary Correia tem passagens pela Rádio Cruz das Armas FM, Rádio Sanhauá AM e Band News Fm. Apesar de ter uma boa experiência no rádio, ele já fez trabalhos para o portal de turismo O Conciege Online. Dinâmico e criativo, ele busca levar informação, opinião e prestação de serviços à toda população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.