O número de carros no Brasil cresce a cada ano. O país já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro, segundo o Denatran.
Andar de bicicleta, além de fazer bem a saúde, é uma alternativa para escapar dos congestionamentos. Mas acontece que são poucas as cidades brasileiras que possuem faixas de ciclovias suficiente para ligar os bairros e muitos menos os centro urbanos.
Em Santa Rita e Bayeux a situação não é diferente. Mas existe um grupo que está com uma inciativa diferente. O Pedal em prol da construção da ciclovia PB-004 entre as duas cidades, vai acontecer no próximo domingo (28) com largada na praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Rita, a partir das 7h.
“O objetivo de uma ciclovia é trazer segurança e mobilidade para os usuários. Promover passeios, minimizar os poluentes emitidos pelos veículos, deixar o trânsito mais seguro e a cidade mais feliz” afirma Leandro Araújo, comerciante do bairro de Várzea Nova, em Santa Rita e um dos organizadores do evento.