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domingo, 12 julho , 2020

Isolamento Social: Como manter a saúde mental em casa

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Em tempos difíceis de isolamento, houve mudança significativa nas rotinas. Se nos falassem que 2020 começariam com o mundo sofrendo uma pandemia de coronavírus, as pessoas não acreditariam. O isolamento social, por sua vez,  já é uma realidade em muitos países. Para suportar com situação é preciso cuidar da saúde mental também. Estamos sendo atacados por um vírus que não conseguimos ao menos enxergar. E isso provoca consequências complicadas para todos. Não estamos falando apenas das mortes, apesar desta ser a pior situação, mas também dos efeitos danosos na economia e das mudanças drásticas na rotina da população.

Evite bombardeio de informações na quarentena  –Tempo todo  somos bombeados por notícias em tempo real, o que gera uma ansiedade muito grande.

Estabeleça uma  rotina – Você já está trabalhando em casa, mas tem dúvidas sobre como criar uma rotina, siga algumas dicas simples. Primeiro, estabeleça um horário para acordar (se lembre de que você não perderá mais tempo com deslocamento até o trabalho, portanto, pode até dormir um pouquinho a mais).

Na quarentena, faça terapia online – Os pacientes e psicólogos já estão aderindo às sessões de terapia do consultório presencial para o online. Esta é uma medida recomendada para evitar o contágio do coronavírus e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental.

Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas – Por mais que o isolamento social seja angustiante, não podemos negar que vivemos em uma era em que as redes sociais é capaz de aproximar e a superar este momento.

  • Ligue para os seus avós que estão sozinhos em casa;
  • faça uma ligação por Skype com a sua amiga que não vê há muito tempo e também está isolada;
  • marque uma chamada de vídeo com todos os seus parentes

Use a quarentena para se dedicar a atividades que gosta – Com certeza agora é o momento de investir naquele hobby de pintar, desenhar, escrever, ler ou aprender a cozinhar. Pratique meditação – Um instrumento valioso e que já está no cotidiano de muitas pessoas deve receber ainda mais atenção agora. A meditação é grátis e pode ser feita em qualquer lugar da sua casa. Portanto, com alguns hábitos simples  você manterá a sua saúde mental, mesmo dentro do seu lar.

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Elida Barbosa
Elida Barbosa
Elida Barbosa é psicóloga Clínica, Escolar e Social. Atua na área do desenvolvimento infantil e adolescente. Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau. Desenvolve um projeto nas escolas, levando a inclusão dentro da sala de aula. Atua no projeto Reviver espaço terapêutico.

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