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quarta-feira, 12 agosto , 2020

A vitamina C e a imunidade

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Estamos vivendo dias difíceis, onde a incerteza de não saber como controlar, tratar e prevenir um mal invisível, o coronavírus, nos cerca. Nessas inseguranças muitas pessoas se deixam levar por ondas de achismos sobre elementos que previnem ou curam a doença. Um desses elementos é a vitamina C, ninguém acha mais estoques nas farmácias, cheguei a ver em uma delas, uma placa informando que para cada CPF só se poderia vender uma unidade. Mas será que tudo isso é exagero? A vitamina C pode mesmo servir no combate e tratamento da COVID-19? Tentaremos responder essas questões ao longo dessa nossa conversa. Vamos lá?

Primeiramente vamos entender que o sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo, ele atua no combate de ataques de organismos invasores como os vírus, as bactérias e os fungos presentes no ar, nos alimentos e nos objetos evitando e tratando infecções e tumores.

A vitamina C ou Ácido ascórbico é um importante antioxidante, função que lhe possibilita contribuir com a defesa do organismo, melhorando muitas funções celulares da imunidade. Desde 1928, ano em que pela primeira vez esse nutriente foi isolado, vem-se investigando seu papel no sistema imunológico. O que mais impulsiona essa busca é o fato dos leucócitos (células de defesa do nosso corpo) acumularem grande quantidade dessa vitamina, demonstrando assim a importância dela para essas células.

Nosso corpo não possui a capacidade de sintetizar a vitamina C devido à ausência da enzima responsável, sendo importantíssimo se obter esse nutriente através da alimentação. Depois de ingerida a vitamina C é rapidamente absorvida, em média 80% do consumo é aproveitada pelo organismo. Se a ingestão for aumentada o percentual de absorção pode ser diminuído, mecanismo que possibilita o controle da quantidade de ácido ascórbico no corpo. Outro método de regulação é a excreção renal, que também é ampliada conforme o aumento da ingesta. É importante controlar a dosagem dessa vitamina levando em consideração que nosso organismo não usará além da quantidade necessária, sendo o excesso excretado podendo sobrecarregar os rins.

A necessidade de vitamina C diária é de:
– 15 a 25mg (miligramas) para crianças entre 1 e 8 anos;
– 45 a 90mg para homens a partir dos 9 anos;
– 45 a 70mg para mulheres a partir dos 9 anos.

Gestantes, lactantes e bebês possuem necessidades diferenciadas.

A dosagem máxima permitida para evitar possíveis danos por hipervitaminose (excesso da vitamina no organismo) é de:
– 400 a 650mg para crianças entre 1 e 8 anos;
– 1 a 2g para homens e mulheres a partir dos 9 anos.

É muito importante ter cuidado com o excesso de suplementação. A vitamina C é fundamental no fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente no combate aos microorganismos, entre eles o coronavírus. Mas a maioria dos suplementos possui a dosagem máxima permitida diariamente podendo levar a uma superdosagem principalmente quando se tem uma alimentação balanceada e rica em fontes desse nutriente, que por assim dizer, deve ser a primeira escolha na garantia do aporte adequado do ácido ascórbico.

Vejamos alguns alimentos ricos nesse nutriente (considerando 100g de partes comestíveis):

1 Acerola – 941,4mg                         1 Pimentão amarelo – 201,4mg
2 Caju – 219,3mg                             2 Pimentão vermelho – 158,2mg
3 Laranja cravo – 112mg                   3 Pimentão verde – 100,2mg
4 Goiaba – 99,2mg                            4 Brócolis – 100mg
5 Laranja baía – 94,5mg                    5 Couve folha – 96,7mg
6 Mamão – 82,2mg                           6 Agrião – 60,1mg
7 Laranja Pêra – 73,3mg                   7 Salsa – 51,7mg
8 Kiwi – 70,8mg                               8 Rúcula – 46,3mg
9 Manga – 65,5mg                            9 Coentro – 40,8mg
10 Morango – 63,6mg                       10 Repolho roxo – 40,5mg

Enriqueça sua alimentação com esses alimentos e ainda outros que são fontes de nutrientes essenciais para nossa saúde e qualidade de vida. Muito cuidado com a automedicação e autosuplementação, invista em uma alimentação natural. Lembre-se que não existe fórmulas ainda para a cura da COVID-19, embora um bom aporte nutricional melhore o sistema imunológico e consequentemente, o combate aos invasores. Busque sempre o conhecimento de fontes confiáveis para não cair em armadilhas. Para garantir uma alimentação completa e balanceada procure sempre a ajude de um nutricionista.

Base de pesquisa:

RIBEIRO, A.S. Influência da vitamina C no sistema imunitário humano. Dissertação de mestrado. Covilhã, 2019. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/8837/1/6889_14691.pdf

BIASEBETTI, M,B,C; ET,AL. Relação do consumo de vitaminas e minerais com o Sistema Imunitário: uma breve revisão. Visão Acadêmica, Curitiba, V.19, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/corpo/Downloads/document.pdf

PADOVANI, R.M; ET,AL. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Revista de Nutrição, Campinas, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rn/v19n6/09.pdf

Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. — Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Imagem: https://tvjaguari.com.br/vitamina-c-saiba-quais-sao-os-mitos-e-verdades-1587

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Lidiane Barros
Lidiane Barros
Lidiane Barros é especialista em Nutrição clínica, esportiva e escolar. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba em 2013 e Pós-graduada em Bases Nutricionionais da Atividade Fisica pela Estácio de Sá, além de Nutrição Esportiva pelo Cintep.

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