24 C
Santa Rita
quarta-feira, 12 agosto , 2020

Isolamento Social: Transformações comportamentais no universo virtual.

-

- Publicidade -

O crescimento das ferramentas digitais já era uma realidade no mundo e um forte canal de interações e compras on-lines. O setor de shopping centers já vinha enfrentando essa realidade repensando sua oferta em termos de produtos, marcas e serviços. Mas tudo isso agora toma outro sentido, no curtíssimo prazo e por período limitado pelo acesso proibido. Mas no médio e longo prazo crescerá esse processo de reconfiguração dos shoppings e centros comerciais pela aceleração de uso da conveniência, facilidade e intimidade do e-commerce e do delivery.

Enquanto as possibilidades do trabalho home office, aulas on-line, de adotar novas estratégias de comércio, manter relacionamentos afetivos e até desfrutar do lazer e da cultura já vinham ocorrendo nos últimos anos através das telas de smartphones e computadores, foi o isolamento social, devido ao surgimento do novo Coronavírus (Covid-19), que potencializou o seu uso para conseguir manter certas rotinas durante a pandemia.

O acesso à internet possibilita que os indivíduos continuem a ter aulas, a manter atividades de trabalho, a participar de atividades culturais e artísticas e acessar as suas redes de apoio. É através das redes digitais que se tem acesso a informações sobre a pandemia e as formas de proteção. A internet tem o papel fundamental de manter uma   rotina e parâmetros de “normalidade” nesse momento de suspensão das atividades presenciais.

A sociabilidade digital é essencial à contemporaneidade, veio “para ficar” ainda que continue a sofrer constante modificação, de acordo com a incorporação de novas tecnologias. Quando a quarentena finalizar continuará a ser eficaz. Talvez leve um tempo para o “desmame” gradual dos que ficaram mais aficionados, já  para outros que não faziam uso das redes sociais provavelmente passarão a incorporar tais atividades nas suas rotinas.

Na pandemia do novo coronavírus, as terapias on-line se tornou uma alternativa tanto para pacientes que já passavam por processo psicoterapia como para pessoas que estão  ansiosa  e depressivas na quarentena. Segundo Cláudia Catão, psicanalista e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) explica que, nesse momento, muitas pessoas que têm procurado a terapia online estão buscando apenas um alívio em meio ao caos. “Nesse momento, as pessoas não estão procurando a gente para processos terapêuticos. Elas estão procurando a gente só para uma conversa, uma orientação para organizar a angústia. Às vezes, é só uma sessão”, revela.

 

Fonte: https://saudemental.blogfolha.uol.com.br/2020/03/25/terapia-online-e-opcao-na-pandemia-de-coronaviru

- Publicidade -
Elida Barbosa
Elida Barbosa
Elida Barbosa é psicóloga Clínica, Escolar e Social. Atua na área do desenvolvimento infantil e adolescente. Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau. Desenvolve um projeto nas escolas, levando a inclusão dentro da sala de aula. Atua no projeto Reviver espaço terapêutico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Laia Também

A prevenção da Saúde Mental

Viva em um ambiente  calmo Seu lar precisa ser um...

Isolamento Social: Transformações comportamentais no universo virtual.

O crescimento das ferramentas digitais já era uma realidade...

Isolamento Social: Como manter a saúde mental em casa

Em tempos difíceis de isolamento, houve mudança significativa nas...

Higiene do Sono: Cuidando da saúde mental

A higiene do sono deve fazer parte do nosso...