Categorias
Guia em Foco
Comercial

Vídeo. Vereadores de Santa Rita visitam o Centro de Saúde Flávio Maroja e dão de cara com o caos e o descaso.

Após inúmeras denúncias de moradores da cidade de Santa Rita, vereadores estiveram visitando na manhã desta segunda feira (01) as instalações do Centro de Saúde Flávio Maroja, no Bairro Popular, e o cenário que encontraram foi de caos e abandono.

Infiltrações, reboco caindo, salas abandonadas, prontuários de pacientes jogados pelo chão, extintores de incêndio sem manutenção e amontoados em um expurgo, foram apenas alguns dos vários problemas encontrados naquela unidade de saúde, responsável por marcações de consultas, exames, e outros procedimentos.

De acordo com os vereadores que fizeram a visita e publicaram nas suas redes sociais, é inadmissível um equipamento público estar naquelas condições, principalmente porque o mesmo passou por reforma recente, e foi dispensado uma significativa quantia em dinheiro para a respectiva reforma, no entanto o cenário que foi encontrado era de abandono e falta de zelo com o erário público.

A senhora Maria José Carneiro Ramos, usuária dos serviços de saúde daquele Centro de Saúde há mais de 20 anos relatou que sempre que anunciam as reformas, devolvem o equipamento apenas com reparos superficiais: “Todo prefeito que entra faz uma reforma, fizeram uma em tem uns 5 anos, agora pouco fizeram outra, tampam tudo, botam placa, anunciam, enchem de gente contratada tirando foto pra postar nos facebook, a gente fica pensando que quando entregar vai estar uma coisa de primeiro mundo, mas, quando tiram as placas e vem entregar é uma decepção, a única coisa que fazem é dar uma mão de cal, pintar as portas com tinta óleo e trocar as lâmpadas, só. Se vocês tivessem vindo aqui na década de 90 e tivessem tirado uma foto, e comparassem com agora, iam ver que parou no tempo, é exatamente a mesma coisa, não mudou nada. Para nós é uma decepção, porque sabemos que é nosso dinheiro que tá sendo colocado ali, e mais ainda, pelo prefeito ser médico e a saúde estar sendo tratada desse jeito”, relatou a moradora.

[/video]

Vídeo das redes sociais do vereador Jair Noberto

Somente em dezembro de 2020, a Prefeitura de Santa Rita anunciou que o Fundo Municipal de Saúde de Santa receberia 3 milhões de reais destinados à saúde básica. A portaria nº 3.665, de 21 de dezembro de 2020, oficializa o repasse para a edilidade santa-ritense. O valor será creditado no Fundo Municipal de Saúde de Santa Rita.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidos na portaria aos respectivos Fundos de Saúde. Ainda segundo o ministério, os repasses vão acontecer em até seis parcelas, em conformidade com os processos de pagamento instruídos, após atendidas as condições previstas para as transferências.

A notícia foi publicada no próprio site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Rita.

A equipe do Santa Rita em Foco está à disposição do Secretário Municipal de Saúde, ou presidente do Conselho Municipal de Saúde, caso queiram prestar algum esclarecimento à população em relação à esse caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja mais matérias
Total
17
Share