Um grupo formado educadores, artistas, produtores culturais e moradores de Santa Rita se reuniu, na ultima terça (28), no Instituto Amaro da Luz, no bairro de Tibiri, para debater os principais pontos do conceito de “tibirilidade”. O termo, que deriva do nome do bairro, foi abordado em um texto do pesquisador Severo Félix relaciona identidade, cultura, comércio, o sentimento de pertencimento e dinamicidade da comunidade local.
Durante a reunião, os participantes debateram a relação entre língua e poder, a importância da diversidade linguística e os processos de formação de novas palavras. Além disso, o encontro explorou como a expressão “Tibirilidade” se tornou um símbolo das vivências e lutas dos moradores, sendo reconhecida oficialmente por leis municipais e estaduais. Os participantes também discutiram o fato de a imprensa local dar destaque para notícias sobre violência, tráfico e criminalidade em Tibiri, enquanto iniciativas positivas e o potencial do bairro raramente são pautados.
Confira a matéria completa no portal: https://santaritaemfoco.com.br/2025/01/29/tibirilidade-em-debate-encontro-discute-identidade-linguagem-e-representacao-de-tibiri/