InícioColunaConversei com o mar

Conversei com o mar

Hoje eu conversei com o mar

Sim, é verdade, eu conversei com o mar

Depois de tantas vezes que me encontrei com o mar

Nunca havia conversado com ele

Das vezes que fui ao mar

Não sei bem se fui eu que me encontrei com ele

Ou se foi ele que se encontrou comigo.

Perguntei muitas coisas ao mar

Das coisas que eu perguntei ao mar

Muitas delas eu não vou lhe contar.

Outras muitas coisas o mar me disse

Mesmo sem eu lhe perguntar.

Para que você saiba de algumas coisas que o mar nos fala

É preciso que aprenda, como eu, a conversar com ele

Dentre as muitas coisas que o mar me falou

Apenas algumas delas eu vou lhe falar

Incrível como o mar muitas coisas pode nos relevar

Houve um momento que eu não sabia se era maior

O mar que eu conversava com ele

Ou mar que crescia dentro de mim

Mar, ar, falar, calar, amar…

tantas coisas em comum…

Entre algumas das coisas que o mar me falou

Foi que eu precisava deixar de ser besta…

Foi o mar também que me falou

Que eu precisava, pelo menos, de mais uma vida

Para começar entender tantas coisas que esta vida não dá conta

Foi conversando com o mar que finalmente me dei conta

Daquilo que certo artista, artisticamente me falou

“tudo o que eu achava que era vida, era ensaio”.

Ah, o mar. Quantas mistérios guarda o mar!

Mas para conseguir conversar com o mar

É preciso desaprender a conversar

É preciso contemplar/sentir muitos mares/ares

Para conseguir conversar com o (s) mar, mares.

Severo Félix
Severo Félix
Paraibano, natural de Areia. Tem formação básica em: Filosofia (UFPI), em Teologia (ICESPI), Pedagogia (UFPB), Letras português (UFPB). É pós-graduado em: Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil, Educação Especial e Gestão, Supervisão e Direção Escolar. Estudou Espanhol na Pontifícia Universidad católica de Lima, no Peru. Fez curso de Eneagrama pela Diocese de Teresina, PI, é massoterapeuta Ayuveda, é terapeuta Prânico. Reikiano, nível I. É professor de Filosofia e Sociologia da Escola Senhor do Bonfim. Trabalha na educação básica do município de Santa Rita. Leciona componentes curriculares da área de Pedagogia, Filosofia e Teologia em Faculdades Privadas, como: Estácio de Sá, Três Marias, ESAP, Faiara, IEP e IESM. Atua como facilitador na formação continuada de professores da Rede Pública e Privada. É autor dos livros: A escola como ambiente de educação para a alteridade (2018), A arte de morrer (2019), olhares que se intercruzam (2019), Quem (o que) é o homem? (2021), Pedagogia do Cotidiano (2022), Literatura é (e) Transgressão (2023); Literatura da música na Liturgia da vida (20-24); Pedagogias (2024), Vida e Aprendizagem: conversas com quem ama viver e aprender (2025).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui