O sentido da vida segundo Viktor Frankl é encontrar o seu propósito, quando escolhe uma responsabilidade para conosco e para com o próprio indivíduo. Assim, tendo claro um “porquê” poderemos enfrentar todos os “como”. Portanto, a pessoa determinada e segura do seu objetivo que nos motiva, seremos capazes de gerar transformações para criar um ambiente muito mais nobre.
Diante do nosso próprio pensamento: o que é para mim o sentido da vida? Se a única coisa que eu faço é trabalhar, se todos os meus dias são iguais aos outros e se, na verdade, não encontro sentido para nada que está ao meu redor? Frente a essa situação tão comum, o célebre neurologista, psiquiatra e fundador da logoterapia, Viktor Frankl, costumava dar uma resposta bastante sensata que deve nos levar a uma adequada reflexão.
Existe indivíduo que mesmo nas adversidades mais complexas se mantem seguras, positivas e determinadas por mais obscura que esteja sua realidade. Como elas fazem isso? De que material suas células, seus tendões, seu coração ou suas artérias são feitas? Na verdade, todos nós compartilhamos as mesmas estruturas biológicas. Mas o que nos diferencia dessas pessoas são as atitudes. Quando se estiver certo de alcançar determinado sonho, ultrapassar qualquer obstáculo e a batalhar pelo que deseja em cada momento da sua vida.
Esforçamos até exaustão, investimento tempo, energia, emoções e um pedaço do nosso coração, no entanto, o destino muda tudo, Desmorona nesses casos é mais lógico e compreensível nossa dor , mas temos duas opções:
1° Assumir que não podemos mudar o que esta acontecendo, que somos prisioneiros das circunstâncias e que não nada se possa fazer.
2° Aceitar, efetivamente, não podemos mudar o que esta acontecendo , mas podemos que esta acontecendo com as nossas atitudes em relação as adversidades.
Portanto, devemos ser capazes de ampliar uma atitude mais forte, resiliente e estimulante para poder, encontrar um o sentido da vida mais esperançoso, superior. E, o que é mais interessante, as pessoas vão mudando com o tempo à medida que amadurecemos, que crescemos como seres humanos.