Neste último sábado (20), o tradicional Sarau “Noite Poética no Cafofo” comemorou seu décimo aniversário com uma edição especial no Bairro de Santo Amaro, no município de Santa Rita-PB. Mantido pelo professor Ms. Siéllysson Francisco, o evento foi realizado em sua própria residência, carinhosamente chamada de “Cafofo”. Com início em julho de 2014, este evento só teve uma pausa prolongada durante a pandemia de Covid-19. Após o surto pandêmico, os membros retornaram à prática da poesia e da música. Assim como a tradição dos saraus do Brasil Império, este também é realizado em uma residência, que já recebeu outras expressões culturais que serão descritas e analisadas em um livro/dossiê relatando como uma casa acolheu diversas formas de expressões culturais sem perder sua funcionalidade original de ser um lar.
O sarau, que é uma forma de manifesto social e cultural, proporciona um espaço para a expressão artística e a troca de ideias. Nesses encontros, os participantes se reúnem para declamar poesias, apreciar música, degustar vinhos e engajar-se em debates com temas diversos.
A edição comemorativa contou com a presença de amigos e apresentações musicais de Junior Trajano, Vagno Lira e Juliana Lima, que abrilhantaram o evento. Segundo o professor Siéllysson, o sarau é uma manifestação cultural que vem atraindo e unindo amigos ao longo desses 10 anos. Os convidados são selecionados pessoalmente, já que a proposta do evento é ser intimista, embora as apresentações artísticas sejam disponibilizadas em vídeos no canal do professor Siéllysson no YouTube.
O Sarau Poético no Cafofo continua a ser um ponto de encontro para amantes da poesia e da música, fortalecendo laços e promovendo a cultura local através da arte e do diálogo.