Caso você se percebeu com alguns sintomas durante leitura acima, e sente que está mais complicado lidar com as próprias emoções, saiba que a terapia é a intervenção mais eficaz para aliviar a ansiedade.
Como o Psicólogo pode auxiliar:
- Tomar decisões assertivas
Nessa circunstância o indivíduo não consegue analisar a própria ansiedade sozinha. Com auxílio do terapeuta é possível entrar em contato consigo mesma e compreender as raízes e os aberturas do problema.
- Falar sobre o mecanismo da ansiedade
Entender como acontece o mecanismo de ansiedade, em que o indivíduo assimila o que está acontecendo com o seu corpo e a sua mente no momento ansioso, aumentando assim a sua sensação de segurança e minimizando pensamentos catastróficos pela incerteza do que virá depois.
- Detectar possíveis fatores da ansiedade
O que caracteriza a ansiedade do medo, é que o medo é uma resposta emocional a uma ameaça verdadeira ou entendida aqui e agora, enquanto a ansiedade é a precocidade de uma ameaça futura.
Quando percebemos medo logo identificamos a ameaça.
Já ansiedade nem toda ás vezes temos a nitidez do que está nos deixando assim, e ficamos num (posição) de vigilância com algo que pode incidir no futuro.
- Orienta nas técnicas de controle
Portanto, faz parte do papel do psicólogo orientar o individuo sobre estratégias que acalma e equilibra as emoções da ansiedade. A metacognição, uma técnica de reflexão sobre seus pensamentos, é muito importante para esses casos.
Além do mais, existem técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática, também são eficazes para dominar a ansiedade. Com as interferências do psicólogo, o individuo se habilita para intervir si mesmo e controlar as suas tensões.