Worried woman

Caso você se percebeu com alguns sintomas durante leitura acima, e sente que está mais complicado lidar com as próprias emoções, saiba que a terapia é a intervenção mais eficaz para aliviar a ansiedade.

Como o Psicólogo pode auxiliar:

  • Tomar decisões assertivas

Nessa circunstância o indivíduo não consegue analisar a própria ansiedade sozinha. Com auxílio do terapeuta é possível entrar em contato consigo mesma e compreender as raízes e os aberturas do problema.

  • Falar sobre o mecanismo da ansiedade

Entender como acontece o mecanismo de ansiedade, em que o indivíduo  assimila  o que está acontecendo com o seu corpo e a  sua mente no momento ansioso, aumentando assim a sua sensação de segurança e minimizando pensamentos catastróficos pela incerteza do que  virá depois.

  • Detectar possíveis fatores da ansiedade

O que caracteriza a ansiedade do medo, é que o medo é uma resposta emocional a uma ameaça verdadeira ou entendida aqui e agora, enquanto a ansiedade é a precocidade de uma ameaça futura.

Quando percebemos medo logo identificamos a ameaça.

Já ansiedade nem toda ás vezes temos a nitidez do que está nos deixando assim, e ficamos num (posição) de vigilância com algo que pode incidir no futuro.

  • Orienta nas técnicas de controle

Portanto, faz parte do papel do psicólogo orientar o individuo  sobre estratégias que acalma e equilibra as emoções  da ansiedade. A metacognição, uma técnica de reflexão sobre  seus pensamentos, é muito importante para esses casos.

Além do mais, existem técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática, também são eficazes  para dominar  a ansiedade. Com as interferências do psicólogo, o individuo se habilita para intervir si mesmo e controlar as suas tensões.

Elida Barbosa
Elida Barbosa é psicóloga Clínica, Escolar e Social. Atua na área do desenvolvimento infantil e adolescente. Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau. Desenvolve um projeto nas escolas, levando a inclusão dentro da sala de aula. Atua no projeto Reviver espaço terapêutico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.