Imagem: qualosignificado.com

O sentido da  vida  segundo Viktor  Frankl é encontrar  o seu  propósito, quando  escolhe uma responsabilidade para conosco e para com o próprio  indivíduo.  Assim, tendo claro um “porquê” poderemos enfrentar todos os “como”. Portanto, a pessoa  determinada e segura do seu objetivo que nos motiva, seremos capazes de gerar transformações para criar um ambiente muito mais nobre.

Diante do nosso próprio pensamento:  o que é para mim o sentido da vida? Se a única coisa que eu faço é trabalhar, se todos os meus dias são iguais aos outros e se, na verdade, não encontro sentido para nada que está ao meu redor? Frente a essa situação tão comum, o célebre neurologista, psiquiatra e fundador da logoterapia, Viktor Frankl, costumava dar uma resposta bastante sensata que deve nos levar a uma adequada reflexão.

Existe indivíduo que mesmo nas adversidades  mais complexas se mantem seguras, positivas e determinadas por mais obscura que esteja sua realidade. Como elas fazem isso? De que material suas células, seus tendões, seu coração ou suas artérias são feitas? Na verdade, todos nós compartilhamos as mesmas estruturas biológicas. Mas o que nos diferencia dessas pessoas são as atitudes.  Quando se estiver certo de alcançar determinado  sonho, ultrapassar qualquer obstáculo e a batalhar pelo que deseja  em cada momento da sua vida.

Esforçamos até exaustão, investimento tempo, energia, emoções e um pedaço do nosso coração,  no entanto, o destino muda tudo, Desmorona nesses casos é mais lógico e compreensível nossa dor , mas temos duas opções:

1° Assumir que não podemos mudar o que esta acontecendo, que somos prisioneiros das circunstâncias e que não nada  se possa fazer.

2° Aceitar, efetivamente, não podemos  mudar o que esta acontecendo , mas podemos  que esta acontecendo com as nossas atitudes em relação as adversidades.

Portanto, devemos ser capazes de ampliar  uma atitude mais forte, resiliente e estimulante para poder, encontrar um o sentido da vida mais esperançoso, superior.  E, o que é mais interessante, as pessoas vão  mudando com o tempo à medida que amadurecemos, que crescemos como seres humanos.

Elida Barbosa
Elida Barbosa é psicóloga Clínica, Escolar e Social. Atua na área do desenvolvimento infantil e adolescente. Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau. Desenvolve um projeto nas escolas, levando a inclusão dentro da sala de aula. Atua no projeto Reviver espaço terapêutico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.