A psicoterapia é uma grande auxilio para quem procura a melhorar os aspectos emocionais. Além de oferecer ajuda em momentos de angústia, a técnica derivada da psicologia também permite um maior entendimento frente às demandas da vida. Ter o acompanhamento de um psicólogo no dia a dia pode apresentar modificações expressivas em sua existência, independente do motivo que iniciar a psicoterapia.
Diante das pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade. Além disso, a depressão acomete 5,8% da população brasileira. Estes dados apontam a importância do cuidado à saúde mental, e também despertam uma reflexão acerca dos gatilhos responsáveis pelo nosso mal-estar de modo geral, que pode ser combatido e compreendido através da psicoterapia.
Para que serve a psicoterapia?
A psicoterapia é uma maneira de ajudar os indivíduos a passarem com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. A psicoterapia pode auxiliar na diminuição ou no controle de sintomas que possam inutilizar a nossa vida. Algumas vezes, nos sentimos deprimidos, irritados ou ansiosos em níveis desregular, e acabamos comprometendo várias áreas da nossa vida.
Em que situações a psicoterapia é indicada?
Quando enfrentamos momentos em que temos dificuldade para lidar com o nosso dia a dia, a terapia torna-se aconselhável. Traumas como falecimento de um parente próximo ou um abuso sexual, ou patologias graves, acidentes que mudam vida, e desordens emocionais como e transtornos de ordem psiquiátricos tornam a psicoterapia necessária.
Quais condições a psicoterapia pode tratar?
A psicoterapia pode tratar diversos transtornos psicológicos, sendo os mais comuns:
- Depressão
- Ansiedade
- Anorexia Nervosa
- Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Transtorno de Personalidade Borderline
- Transtorno Bipolar
- Demência
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
- Esquizofrenia
- Autismo
- Estresse pós-traumático