Mãe, saúde e beleza

0
40

Em especial ao dia das mães, resolvi conversar sobre um assunto que parece andar despercebido por nós mães, o cuidado com a nossa aparência e a saúde. Tentarei falar como nutricionista, mas especialmente como mãe de dois bebês, um de 1 ano e outro de 3 anos e que entendo (e passo) por cada assunto que abordarei.

Ser mãe é uma tarefa sublime, é como se o próprio Deus nos presenteasse com um pouco de sua essência, mas ser mãe também é uma missão bem árdua, é uma correria infinita, muitos afazeres e muita preocupação (o filho doente, não quis comer direito, não está indo bem na escola, foi a um passeio, enfim, tudo é motivo para fazer a cabeça ferver).

Diante dessa correria, associada a maioria das vezes a um trabalho externo e as tarefas domésticas (que infelizmente ainda hoje muitos vêem como uma responsabilidade apenas feminina) a mulher por trás da mãe acaba sendo esquecida. Em consequência, vemos mulheres estressadas, doentes e que não gostam do que olham no espelho).

Tudo que descrevi acima já é bem sabido, gostaria de trazer a seguir algumas sugestões de amenizar esse estresse, melhorar a saúde e aumentar a autoestima dessas mamães.

1 Peça ajuda

O nosso mal como mães é achar que nossos filhos só estão bem se estivermos por perto, de fato ninguém cuida melhor que uma mãe, mas existem pessoas de confiança para cuidar das crianças para se tomar um banho demorado, fazer a unha, arrumar o cabelo, tirar um cochilo, ir ao cinema. Isso é importante, não se sinta culpada por querer um tempo para você.

2 Coma bem

Parece surreal esse conselho, mas nós mães não temos tempo sequer de comer adequadamente, comidas rápidas, quase sem mastigar, em temperatura inadequada, ou até mesmo passar horas sem comer. No momento da refeição tente distrair a criança com algum brinquedo, deixe ela pertinho de você ou aproveite o momento de soneca do bebê. Para garantir ter sempre uma refeição adequada, que muitas vezes na correria não dá tempo preparar, tente separar um momento que seja possível preparar em uma quantidade para vários dias e congele. Outra opção, é escolher pratos rápidos e completos, na internet se encontra vários e trarei alguns exemplos na próxima semana.

3 Não precisa dar conta de tudo sempre

Outro mal das mães é achar que temos que dar conta de tudo, mas infelizmente não conseguimos, não somos de ferro. Algum dia a casa ficará bagunçada, as roupas ficarão sujas, mas é normal, não se estresse, no dia seguinte priorize o que foi deixado no anterior.

4 Tire um tempo diário para você

Pode ser 10 minutos, 30 minutos, 1 hora. O tempo não importa e se a qualidade do momento. Faça nesse tempo algo que lhe deixe bem, uma leitura, uma soneca ou não faça nada, mas esse momento é essencial para amenizar o estresse diário. Vale a pena até mesmo acordar um pouquinho mais cedo para ter esse tempo de qualidade. Experimente, você vai gostar.

5 Lembre da hidratação

Beber água é muito importante para sua saúde, as mães que amamenta ou para a recuperação da pele, que naturalmente fica mais flácida devido a gestação também são beneficiadas pela a adequada hidratação.

A vida de mãe realmente não é fácil, mas com um pouco de atenção podemos levar uma vida agradável, de bem com a saúde e com a autoestima. Lembre-se sempre que nós mães somos feitas de ferro e flor. Nós conseguimos. Feliz dia das mães para todas nós!

 

Todas imagens foram extraídas da web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.