O frio chega e algumas doenças como resfriados, gripe, renite, sinusite, asma, bronquite e infecções respiratórias tendem a acompanhar a vinda do inverno.

O ar seco e frio, as mudanças de temperatura (aqui no Nordeste, nem se fala, hora chove, hora faz “solzão”), o vento frio e a baixa hidratação contribuem para a queda da imunidade (defesa) do nosso organismo.

Mas será que é possível amenizar ou até mesmo evitar os sintomas dessas doenças?

A resposta é sim!

Garantir o consumo de alimentos que melhorem a imunidade é uma ótima estratégia para um resultado positivo na saúde durante o inverno.

Então quais alimentos consumir?

Vejamos alguns:

 

1. Gengibre

Ajuda a melhorar a imunidade, reduzindo os riscos de ocorrências de resfriados, gripes e outras doenças do sistema imune. Também ajuda na redução da produção de muco e secreções e com isso reduz a proliferação de microorganismos (virus e bactérias).  Os hipertensos precisam ter cuidado no consumo do gengibre, para que não altere a pressão arterial.

2. Folhosos verdes-escuros

Nesse grupo estão a couve, o brócolis, o espinafre e a rúcula, são fontes de vitaminas do complexo B e A, participam da formação das células de defesa do sistema imunológico e por isso são importantes na resistência do organismo a infecções.

3. Tomate

O tomate é rico em muitas vitaminas e sais minerais. A presença do licopeno (o qual dar a cor a fruta) que é um antioxidante combate os radicais livres que são responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico e consequentemente provocam o desenvolvimento de doenças desde o resfriado até mesmo o câncer.

4. Alho

O uso do alho no tratamento de resfriados e gripes já é de muito tempo praticado. Vale ressaltar que o calor inativa suas propriedades medicinais, o ideal portanto é utilizar o alho cru e amassado.

5. Frutas cítricas

As frutas cítricas também já são bem conhecidas no tratamento das doenças do frio. Elas atuam na prevenção desses sintomas pois possuem função antibacteriana, antivirótica e antialérgica. O consumo deve ser imediato após abertas, seus nutrientes são facilmente perdidos com a exposição ao ar e a luz.

6. Canela

Possue função antimicrobiana e antiinflamatória, combatendo os radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico. Os hipertensos também precisam ter cuidado no consumo da canela.

O nosso sistema imunológico é a defesa do nosso corpo contra doenças, mas ele depende de vários nutrientes para sua formação e fortalecimento. Acima descrevemos alguns alimentos que possuem papel importante nessa missão, mas é importante ressaltar que eles devem estar presentes no contexto de uma alimentação saudável e não apenas como componentes isolados, é isso que fará a diferença na saúde e qualidade de vida.

Lidiane Barros
Lidiane Barros é especialista em Nutrição clínica, esportiva e escolar. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba em 2013 e Pós-graduada em Bases Nutricionionais da Atividade Fisica pela Estácio de Sá, além de Nutrição Esportiva pelo Cintep.

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