Estamos no mês de prevenção ao suicídio e não poderíamos deixar de falar sobre um assunto que tem levado muitos e muitas a crises de ansiedade e depressão: os transtornos alimentares e consequentemente a insatisfações com a vida e desejo de morte.

 

A busca pelo “corpo perfeito” tem levado muitas pessoas ao desenvolvimento de doenças psicológicas como a anorexia, a bulimia e a vigorexia. Falaremos um pouco sobre cada uma delas a seguir:

1 – Anorexia – é um transtorno de auto imagem, geralmente associado a baixa autoestima, em que por mais magra que se esteja a pessoa acredita que está acima do peso e come insuficientemente para manter as funções corporais e em alguns casos até mesmo se deixa de comer por períodos prolongados. A anorexia pode levar a vários problemas de saúde como anemia, osteoporose, constipação (prisão de ventre), diarréia, perda de cabelo, fadiga, desequilíbrio de micronutrientes, perda de dentes, entre outros problemas.

2 – Bulimia – muita gente confunde com a anorexia, mas apesar de ser também um transtorno relacionado a baixa autoestima e a auto imagem tem algumas características particulares. Primeiramente, geralmente uma pessoa com bulimia tem peso normal e sente compulsão alimentar, nessas crises compulsivas tende a comer excessivamente e logo em seguida vem um sentimento de culpa e a pessoa tenta elimina de forma rápida o que ingeriu, através da indução do vômito ou tomando laxantes, diuréticos ou excesso de exercícios. A bulimia também pode provocar sérios danos de saúde, além daqueles já descritos acima (no tópico sobre a anorexia) também pode ocasionar esofagite (inflamação do esôfago) e refluxo gastro esofágico, além de vários outros.

3 – Vigorexia – ao contrário da anorexia e da bulimia, a vigorexia acomete mais os homens que as mulheres. Também é caracterizada por uma auto imagem distorcida que mesmo estando com um “corpo perfeito” se percebe magro e com pouca massa muscular. A vigorexia também pode ser percebida pelo excessivo de se estar em uma academia, em alguns casos até mais que uma vez ao dia na busca por um ganho muscular mais intenso. Geralmente se recorre ao uso excessivo de suplementos esportivos e até mesmo anabolizantes. Os danos de saúde também podem ser intensos principalmente relacionados ao excesso de exercícios, de uso de suplementos e anabolizantes.

 

Não é errado se buscar o corpo que considera ideal, o problema é quando essa busca está mascarada por baixa autoestima e distorções de auto imagem, pois isso leva a uma ansiedade excessiva que faz com que os limites de saúde sejam desconsiderados para se atingir o objetivo e as consequências para o corpo são graves, sendo em alguns casos fatais.  Se após esses esclarecimentos você se percebe com uma ou mais característica de algum desses transtornos procure ajuda o quanto antes, os profissionais que podem ajudar no tratamento desse quadro são: nutricionista, psicólogo e psiquiatra. Não se cale, busque ajuda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.