25 C
Santa Rita
quinta-feira, 4 junho , 2020

As Cores Dos Alimentos: 1° Alimentos Naturais De Coloração Avermelhada

-

- Publicidade -

Para iniciar nossa série sobre a coloração dos alimentos podemos citar como exemplo o tomate, o hibisco, morango, melancia, goiaba vermelha, acerola, o pimentão vermelho, pimenta, romã, entre outros alimentos.

O principal responsável pela coloração avermelhada desses produtos naturais é o Licopeno, um dos mais potentes antioxidantes.

 

“Antioxidantes são substâncias que no nosso organismo combatem os radicais livres, elementos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e do envelhecimento precoce.”

 

A presença do Licopeno nesses alimentos auxiliam no controle de doenças, por combater os radicais livres, entre essas doenças destacamos o câncer, em especial o de próstata. São também potentes protetores cardiovasculares, auxiliando no controle das dislipidemias e do infarto do miocárdio.

 

“Dislipidemia é o nome dado as alterações de colesterol e triglicerídeos sanguíneos. Como popularmente se chama: taxas de gordura.”

 

Além disso, o Licopeno é do grupo da vitamina A que auxilia no combate ao envelhecimento precoce e na melhoria do sistema imunológico.

Os alimentos vermelhos além do Licopeno também possuem vitamina C, A, o complexo B e minerais como o potássio, o ácido fólico e o cálcio.

 

O baixo consumo de vegetais está entre os 10 fatores predisponentes para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não transmissíveis (DCTN).

 

“As DCTN são: Obesidade, Doenças cardiovasculares, Hipertensão e Câncer.”

 

Poderíamos ainda falar muito mais sobre os benefícios dos alimentos de coloração avermelhada, mas para não ficar enfadonho, concluiremos reforçando a importância da adição desses alimentos na rotina alimentar e enfocando que um prato colorido garante um melhor aporte de nutrientes e consequentemente melhoria de saúde e qualidade de vida.

- Publicidade -
Lidiane Barros
Lidiane Barros
Lidiane Barros é especialista em Nutrição clínica, esportiva e escolar. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba em 2013 e Pós-graduada em Bases Nutricionionais da Atividade Fisica pela Estácio de Sá, além de Nutrição Esportiva pelo Cintep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Laia Também

A vitamina C e a imunidade

Estamos vivendo dias difíceis, onde a incerteza de não...

Importância da alimentação em tempo de COVID-19

“Há muitas informações sobre alimentação e saúde,...

As Cores Dos Alimentos: 1° Alimentos Naturais De Coloração Avermelhada

Para iniciar nossa série sobre a coloração dos alimentos...

AS CORES DOS ALIMENTOS

Os alimentos possuem cores variadas que são determinadas pela...