Os alimentos possuem cores variadas que são determinadas pela presença de substâncias, cuja função não é apenas de colorir, mas principalmente exercem importantes papeis na defesa do organismo e na prevenção de doenças, entre eles, a capacidade antioxidante e anti-inflamatória, isso devido a presença de elementos como os fitoquímicos. Esse é um dos motivos pelos quais se encoraja refeições compostas por pratos colorido (em média cinco cores) para garantir um aporte de substâncias diversas e consequentemente benefícios de saúde.

Os alimentos industrializados também possuem cores características resultantes da adição de corantes que podem ser naturais ou artificiais (um tipo de aditivo químico), cuja principal função, diferente dos alimentos naturais (com suas cores características), é tornar o alimento mais agradável visualmente, não acrescentando sabor ou valor nutricional significativo. Além disso, podem estar relacionados ao desenvolvimento de danos de saúde, entre eles o câncer, doença que tem se alastrado a medida que os hábitos de vida tem se alterado para se encaixar na rotina “fast” dos nossos dias.

Traremos ao longo desses dias uma série de informações sobre as cores dos alimentos, tanto as naturais quanto as artificiais e seu impacto na saúde e na doença da população, com a finalidade de incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Esperamos que vocês acompanhem conosco e que seja realmente útil a promoção da qualidade de vida.

 

Imagens: Google imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.