Quando um grupo de pessoas idealizou a emancipação política da Freguesia de Santa Rita, que pertencia à cidade de João Pessoa, este documento foi produzido por esta junta política e entregue ao governador da Paraíba que, na ocasião era o Venâncio Neiva. No dia 09 de março de 1890 o Decreto de Número 10 foi aceito, porém só foi publicado no Diário Oficial no dia 19 de março do mesmo ano. Foi exatamente nesta data que foi feita a festa de Emancipação em frente à Igreja Matriz de Santa Rita, hoje Santuário de Santa Rita de Cássia. A festa contou com a presença do Venâncio Neiva, seus secretariados e a banda do 27° batalhão da Polícia. Compareceu a festa poucas pessoas devido a chuva e, tudo isso foi registrado pelo jornal da época, Gazeta da Paraíba, do dia 20 de março daquele ano.

A junta idealizadora, composta por: Padre Gervásio Ferreira da Silva, o coronel Francisco Alves de Souza e o senador Firmino Gomes da Silveira, não estavam no poder neste primeiro momento, porque escolheram um Conselho de Intendência para governar a recém-criada Vila de Santa Rita. Esta tríade política administrativa tinha como intendente Antônio Gomes Cordeiro de Mello, apoiado pelo major Bento da Costa Vilar e o senhor Amaro Gomes Ferraz.

Devido a incompatibilidade de interesses e opiniões, o senhor Antônio Gomes desistiu de continuar na presidência do Conselho. Sua passagem pelo poder durou menos de três meses, mas ele entrou para a história do nosso município como sendo o primeiro prefeito (intendente) de Santa Rita.

E você deve estar se perguntando: “E as datas?” Estas vão depender da interpretação do fato. Para alguns, deve-se comemorar no dia em que o decreto foi aceito, 09 de março, para outros, deve mesmo é comemorar no dia em que foi publicado, pois uma lei só existe quando é oficializada.
Quer saber minha opinião? O importante mesmo é comemorar.

REFERÊNCIAS:
Nordeste, Açúcar e Poder, livro da Dra. Martha Falcão
Jornal Gazeta da Paraíba de 20 de março de 1890.
Imagem: (Praça Getúlio Vargas) Estúdio Photo Viégas

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.