O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) lançou nesta terça-feira, 27, o edital do Processo Seletivo de Cursos Superiores (PSCS) para o segundo semestre de 2024, trazendo uma grande novidade para o campus de Santa Rita, o primeiro curso superior da unidade, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esta nova oferta marca um momento histórico para o campus, que, pela primeira vez, passa a integrar o rol de campi do IFPB com cursos de nível superior, ampliando as oportunidades educacionais na região.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma resposta à crescente demanda por profissionais na área de tecnologia da informação e busca capacitar alunos para atuar em um mercado cada vez mais dinâmico e em expansão. Com a abertura deste curso, o campus de Santa Rita reforça seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento regional, permitindo que os alunos da cidade e arredores tenham acesso a um curso superior sem a necessidade de se deslocarem para outras localidades.
Além de Santa Rita, o IFPB está ofertando mais de 800 vagas em diversos cursos superiores distribuídos entre os campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Entre as novidades do PSCS 2024, também está a oferta de um novo curso de Arquitetura, mostrando o compromisso da instituição com a diversidade e inovação em sua grade curricular.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 28 de agosto a 12 de setembro de 2024, exclusivamente pela internet https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/14/. Para se inscrever, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da pré-matrícula e ter realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 a 2023. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no site do IFPB, e é necessário que o candidato possua uma conta de e-mail válida e ativa.
Os candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas para ações afirmativas do Sistema de Cotas devem atentar-se aos requisitos específicos de cada modalidade de cota, conforme detalhado no edital.