23 C
Santa Rita
quinta-feira, julho 18, 2019
Home Blogs e Colunas Santa Rita Patrimônio Histórico

Santa Rita Patrimônio Histórico

Após a colonização e implantação da capitania da Paraíba, à margem esquerda do Rio Paraíba, em terras potiguaras, hoje Forte Velho. Martin Leitão, depois de fundar a sede da capitania Nossa Senhora das Neves em 1585 (João Pessoa). Antes de voltar a Portugal, fundou o 2° núcleo de povoamento mais antigo do estado, construindo o forte e a capela de São Sebastião, e ainda o engenho Del Rey (Eng° Tibiri) em 1587 na várzea do Rio Paraíba, às margens do Rio Tibiri em terras da aldeia dos índios da tribo Tibiris (terras altas), cujo chefe chamava-se Assento de Pássaro, aliado do fundador.

O engenho pertencente a coroa portuguesa produzia o açúcar e derivados, que abastecia a corte e alguns países vizinhos de Portugal e ainda as capitanias de Pernambuco e Itamaracá, estes foram os marcos iniciais para a formação do nosso município.
Depois surgiu o engenho Cumbe (1774), mais tarde, Usina Santa Rita (1920), e junto a ele um povoado.

Em 1776, com a construção de uma capela em devoção a Santa Rita de Cássia por frades italianos, a localidade passou a chamar-se Santa Rita, antes chamada Vale do Paraíba e Vila Cumbe, o que atraiu pagadores de promessas e comerciantes que contribuíram para o povoamento do centro.

Em 1822 foi criada a feira livre, no pátio da capela (hoje Igreja Matriz e Praça Getúlio Vargas), atraindo ainda mais a população da região e foi nesse período que surgiram as primeiras habitações (Casarões e Sobrados) no centro.

Em 1890 através de decreto lei n° 10, Santa Rita foi elevada a município por ter um desenvolvimento considerável. A emancipação política é comemorada no dia 19 de março, essa autonomia ocorreu no governo de Venâncio Neiva e o seu primeiro prefeito foi Antônio Gomes Cordeiro de Melo, e nesse período Santa Rita já possuía 25 engenhos que mais tarde se transformariam em usinas e outros em olarias.

Dentre muitos vultos ilustres, o mais importante foi André Vidal de Negreiros, bravo e líder na luta contra os Holandeses. Foi governador dos estados do Pará e do Maranhão, e ainda presidente do país africano Angola, mérito lhe concedido pela corte após expulsar os holandeses de nossas terras, o mesmo é patrono do 15° RI ( Regimento de Infantaria ) do Exército Brasileiro, localizado na capital do estado.

Santa Rita foi o principal núcleo de desenvolvimento da Paraíba, e um dos primeiros do Brasil, já que as capitanias mais prósperas eram as de Pernambuco e São Vicente, e a de Pernambuco vinha pegar o açúcar bruto e aguardente no Vale do Paraíba para enviar a Europa, contribuindo como base econômica da Capital da Província.

A participação de Santa Rita para a colonização do Brasil foi de fundamental importância, pois, os europeus vinham buscar os nossos produtos, principalmente o açúcar e o pau-brasil, forçando assim a corte portuguesa investir alto no território brasileiro.

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes
Marcelo Gomes
Marcelo Gomes é Guia de turismo; tem experiência em Gestão em turismo, como ex-diretor de turismo da Secretaria de turismo de Santa Rita. Além disso, ele é Educador de Q.P. em Turismo e Hospitalidade e Historiador.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

O que é resiliência?

Para você que é resiliência? Pensou? A resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está integrada à habilidade que cada pessoa tem...

Duas mulheres são presas em Santa Rita suspeitas de tráfico de drogas

Duas mulheres foram detidas no fim da tarde desta terça-feira (16), no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. De acordo...

Escola oferece cursos na área técnica em Santa Rita

Os cursos técnicos são uma forma de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando...

Site recebe a partir desta terça cadastro para lista de ‘não perturbe’ das teles

Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar a partir desta terça-feira (16) na chamada lista...

Polícia Militar detém suspeitos de assaltar casal de comerciantes e recupera objetos das vítimas em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu um homem e apreendeu um adolescente que estavam praticando assaltos, na tarde desta segunda-feira (15), perto do aeroporto, entre as...